Um pouco da nossa história

Nossa jornada teve início no auge da Pandemia pelo Coronavírus. Naquele momento, um grupo de amigos e amigas, na maioria funcionários públicos federais, reuniu-se com o propósito de atender necessidades urgentes de famílias moradoras das Comunidades Anchieta e Porto Velho, ambas situadas no Grajaú, acentuadas pela crise econômico - social. Entre 2020 e 2024, doamos milhares de cestas básicas, centenas de máscaras, cobertores e marmitas, além de gás de cozinha.

Com o passar do tempo, conhecemos os territórios e diversas de suas demandas, criamos vínculos com moradoras e moradores e nos estruturamos internamente para planejar e realizar projeto de cunho permanente, cuja finalidade é fomentar a educação emancipatória e cidadã, a inclusão digital, o fortalecimento da organização comunitária e iniciativas de geração de renda junto a Comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Já em 2022, constituímos a pessoa jurídica e inauguramos nossa antiga sede social que ficava dentro da Comunidade Porto Velho e contava com sala de informática, cozinha comunitária, biblioteca. No final de 2024, encerramos as atividades na sede própria e as transferimos para a sede do nosso parceiro Associação Filhos da Corrente.

Assim sendo, atualmente nosso trabalho é desenvolvido nos seguintes eixos: Educação e Cultura, Inclusão Digital e Capacitação Profissional e voltado para as mulheres os eixos de Geração de Renda e Oficinas Terapêuticas. 

Nosso propósito

Princípios de atuação

Escuta, respeito e consideração por todas as vivências e saberes dos indivíduos. Respeito à Autonomia das Comunidades no processo de construção das soluções de suas dificuldades. Acreditamos que o caminho para a transformação social perpassa pelo compromisso de todos os atores sociais na luta para assegurar as populações vulneráveis vida digna e condições materiais para o pleno exercício da cidadania.

Fomentar, com base nos fundamentos da Solidariedade e da Igualdade, o desenvolvimento humano, a integração comunitária, o exercício da cidadania e o aprimoramento de mecanismo sociais e econômicos voltados ao trabalho e à geração de renda, atuando principalmente junto a comunidades ou a núcleos carentes, grupos de pessoas ou indivíduos em situação de risco ou desamparo.

Eveline Davi de Lima

Fundadora / Diretora Executiva

Milena Andretta Kyriakos Saad

Fundadora/Diretora Financeira

Thiago Duarte Gonçalves

Fundador/Diretor Operacional

Olizeo Lino Tissi

Fundador/Conselheiro fiscal

Pietro Coelho Barbosa Valério

Conselheiro Fiscal

Elaine Ameral

Fundadora/Conselheira Fiscal gestão 2023-2025

Colaboradoras

Voluntários e Voluntárias

Igor Ribeiro

Professor de informática

Maria Elisabete Coelho de Oliveira

Psicopedagoga

Eduardo de Camargo

Professor de informática

Membros - Gestão 2025/2027

Edina Nascimento

Professora de Inglês

Meggy Peluzzo

Professora oficina de silkscreen

Rosana Brito

Facilitadora oficinas terapêuticas

Cássia Regina Coelho de Oliveira

Pedagoga

Michele Marques

Professora curso de cabeleireiro

Simone Silva Barros

Pedagoga

Jéssica Dandara

Professora oficina de bijuteria para mulheres

Jenny Casemiro

Moradora da Comunidade Anchieta

Loruama Henrique Tomaz

Moradora da Comunidade Porto Velho

Patrocínio Maria da Conceição (Nany)

Moradora Comunidade Porto Velho

Silvia Viviane de Mello

Moradora Comunidade Anchieta

Cintia Nascimento

Moradora da Comunidade Anchieta

Cláudia Barros

Fundadora/Diretora operacional

O trabalho em rede é um dos pilares da Aurora Solidária. Para tanto, buscamos os atores dos territórios onde atuamos, assim como agentes da sociedade civil que queiram contribuir na consecução do nosso propósito. Conheça quem já faz parte da nossa rede de parceiros.

Parceiros